segunda-feira, novembro 21, 2005

E agora o início...

Queria que este fosse o primeiro post deste blog... mas enfim, antes tarde que nunca.

Neste primeiro post quero definir bem a minha posição em relação ao tabaco. Não gosto de tabaco! Não gosto de estar num restaurante e ter de apreciar uma refeição enquanto respiro o fumo intoxicante da mesa do lado. Não gosto de ir a um café e ter de respirar o fumo denso que normalmente se encontra nestes estabelecimentos. Não gosto de, esteja onde estiver, ter sempre alguém a contribuir para o meu mal estar e a atentar contra a minha saúde. No entanto, não posso ter uma atitude fundamentalista em relação aos fumadores. Não posso pensar que tenho o direito de proibir um fumador de fumar, assim como um fumador não tem o direito de me obrigar a respirar o resíduo do seu vício pessoal. Fica assim explicada a minha posição em relação ao tabaco.

Não posso proibir um fumador de fumar, uma vez que iria contra a sua liberdade como cidadão, mas posso, e devo, reclamar sempre que um fumador se sinta no direito de me obrigar a fumar passivamente o seu fumo, retirando deste modo a minha liberdade e o meu direito de não fumar. Afinal a liberdade é um pau com dois bicos e numa democracia a liberdade de um cidadão acaba onde começa a de outro.

Sem comentários: